Periodontia

A periodontia é o ramo voltado para os cuidados com a gengiva e osso de sustentação dos dentes.

A doença periodontal é uma das causas mais comuns do "amolecimento" dos dentes, provocando a destruição do osso alveolar (ao redor do dente). Essa destruição é lenta, gradual e indolor, provocando um aumento progressivo do amolecimento dental. É causada basicamente pelo acúmulo de placa bacteriana, o qual se refere a uma colonização organizada de microorganismos que se adere firmemente à superfície dentária não podendo ser removida através de jatos de ar ou água, e pelo tártaro que são massas calcificadas da placa bacteriana.

De uma maneira simplificada, pode-se descrever como os elementos de sustentação dos dentes são afetados:

• O depósito de placa bacteriana e/ou tártaro nos dentes desencadeia uma reação inflamatória na gengiva, levando à chamada gengivite.
  • A gengiva torna-se inchada avermelhada e sensível, apresentando sangramento ao toque, na escovação dos dentes e até mesmo durante a mastigação. Este é um sinal de alerta muito importante da presença de inflamação, pois a gengiva saudável não sangra espontaneamente.
  • Quando não tratada, a inflamação se espalha formando bolsas contendo pus e bactérias entre os dentes e gengiva, já havendo destruição do osso de sustentação dos dentes.
  • Gradualmente essa destruição óssea aumenta e os dentes vão ficando abalados. Uma vez destruído, esse osso de sustentação dos dentes, não se regenera. A maneira ideal de se evitar a mobilidade dental é o tratamento preventivo, buscando a realização de uma boa higienização bucal, com uso de escovas adequadas, dentifrícios e fio dental, consultando-se com o dentista periodicamente, no mínimo, a cada seis meses a fim de que seja feita uma checagem do estado geral da boca, substituições das restaurações e próteses mal adaptadas, execução da limpeza para remoção da placa bacteriana e tártaro acumulados.

Com isto exposto fica clara a conclusão de que a mobilidade dental pode ser evitada caso sejam seguidas algumas medidas preventivas ou corretivas quando o problema ainda se apresenta em fases inicias de desenvolvimento.