Odontopediatria

Odontopediatria

Não se pode aceitar que, ainda nos dias de hoje, haja o tão famoso "medo de dentista".

O dentista é um profissional cuja função principal refere-se à manutenção da saúde bucal, devendo ser visto, portanto, como um amigo, e não como uma pessoa malvada que vá maltratar o paciente.

Essa ideia deve ser passada para a criança desde cedo. Para que isso aconteça, o ideal é que a criança tenha o hábito de ir ao dentista periodicamente, desde muito cedo, com o intuito de possibilitar sua familiarização com o profissional, com o consultório e com todos os equipamentos.

É fundamental que essas visitas não venham a ocorrer apenas em situações onde já exista stress, como presença da dor, necessidade de uma intervenção com anestesia, seja ela uma extração ou uma restauração, mas sim em situações onde possa haver um contato amistoso no qual a criança tenha experiências que a levem a associações positivas relacionadas às visitas ao dentista.

O fato de a criança ir ao dentista periodicamente fará com que, aos poucos, este consiga conquistar a confiança da criança e, quando houver a necessidade de algum tipo de intervenção, não será traumatizante, pois teremos os fatores "amizade" e "confiança" mais fortes do que "medo" e "insegurança".

O exemplo da família é muito importante para essa conquista. Lembre-se: Pais são espelhos para os filhos.