Implantes Dentários

Implantes Dentários

Um implante dentário é um pilar pequeno, porém resistente, fabricado em materiais biocompatíveis que, sob anestesia local, é inserido no osso maxilar ou mandibular em substituição da raiz perdida atuando como apoio do novo elemento dentário. Pode ser indicado para a reposição de um ou até mesmo de todos os dentes. Nas próteses parciais fixas convencionais, indicadas para a reposição de um ou mais elementos, existe a necessidade do desgaste de dentes vizinhos aos elementos perdidos, o que não ocorre com os implantes. Após sua instalação existe um período de cicatrização, podendo variar dependendo da situação clínica individual do paciente. Durante este período, o implante dentário se une firmemente ao osso maxilar - um processo designado por "osteointegração". Uma vez cicatrizada, esta raiz artificial atua como apoio para a fixação de uma coroa ou até uma prótese dentária completa.

Os implantes dentários, além de manterem a aparência mais próxima ao natural dos dentes, ajudam a interromper o processo de reabsorção óssea, que acontece quando o paciente perde um dente inteiro (coroa e raiz), que por consequência pode mudar a expressão facial e comprometer a estética.

Muitos pacientes ainda se sentem inseguros para realizar esse procedimento. É importante dizer que hoje em dia, com o avanço tecnológico, a cirurgia de instalação do implante dentário, tornou-se um procedimento muito seguro e sem riscos ao paciente. A reabilitação oral com implantes dentários consiste portanto numa alternativa de tratamento extremamente vantajosa e segura aos pacientes.

É importante ressaltar que cada paciente é avaliado por um especialista, que irá realizar um rigoroso estudo para determinar qual o melhor planejamento para seu caso. Cada caso é diferente e único. Diversos princípios, desde os protocolos cirúrgicos, a qualidade do material e até a técnica para confecção das próteses, influenciam em um bom prognóstico.

O implante dentário proporciona muito mais do que a reposição de um dente perdido, melhora a qualidade de vida. Devolve a capacidade de mastigar, falar e sorrir em segurança, trazendo de volta o conforto, a confiança e a autoestima.