Clareamento Dentário

Clareamento Dentário

A técnica de clareamento dentário realizada em consultório tem como objetivo a remoção de manchas e colorações em dentes com vitalidade ou em dentes com tratamento de canal.

Com o avançar da idade, ocorre um amarelamento natural dos dentes, mas além disso estes podem sofrer mudanças de cor tanto por consumo de alimentos e substâncias que contenham corantes fortes (chá, café, refrigerantes, vinho, etc.), quanto por incorporação de pigmentos na intimidade da estrutura dentária, como é o caso de alguns antibióticos, ou mesmo pela placa bacteriana.

As expectativas quanto aos resultados devem ser realistas. Deve-se usar de bom senso para se aceitar as limitações de cada caso no clareamento dentário. Vale ressaltar que o clareamento dentário não é definitivo, durando em média de dois a três anos, podendo variar de acordo com a idade do paciente e com os cuidados no sentido de evitar a exposição aos agentes pigmentantes.

Dentes com tonalidade cinza, dentes muito restaurados, alterações gengivais, pacientes com má higienização, fumantes, pacientes que consomem café ou chá exageradamente podem inibir as expectativas estéticas. Portanto, estar ciente das limitações individuais, evitará que expectativas irreais sejam frustradas.

O clareamento dentário está contra-indicado em pacientes grávidas, fumantes, pacientes com hipersensibilidade dentinária, recessão gengival, pacientes com feridas ou ulcerações de gengiva e mucosa bucal ou história de alergia a algum componente do agente clareador e pacientes com perda óssea avançada.